domingo, 30 de novembro de 2008

Mapas misteriosos parte 1: O primeiro mapa do Brasil

O governo português sempre teve muito cuidado em esconder as informações sobre suas descobertas marítimas. A arte de navegar em alto mar era a tecnologia mais avançada do tempo, e os portugueses os mais avançados nela. Por isso, todas as informações colhidas nas viagens de exploração das novas terras eram motivo de cobiça para as outras potências européias.
Além de marinheiros, a Lisboa do século XV era povoada por espiões de toda espécie, ansiosos para desvendar o que o governo procurava esconder. Como parte dessa política de sigilo, Portugal destruía sistematicamente documentos que poderiam cair em mãos inimigas. Assim, só uma pequena parte dos relatórios de seus navegantes sobreviveu, muitas vezes na forma de cartas de marear.


Entre eles, por exemplo, não sobreviveu o de Pedro Álvares Cabral sobre sua viagem ao Brasil e Índia. O trabalho dos espiões acabou sendo revelador de que, na época em que o Brasil foi descoberto, o governo português sabia muito mais sobre as novas terras do que deixava transparecer. O mapa do Brasil mais antigo que se conhece é o chamado "mapa de Cantino". Foi encomendado por Alberto Cantino, espião a serviço do duque de Ferrara, e realizado no final de 1501 por algum cartógrafo português que conhecia as descobertas e amava receber presentes.


O mapa de cantino

Até aquele momento, o único português de Portugal a voltar de uma viagem "oficial" ao Brasil era Cabral, que esteve apenas em Porto Seguro, na Bahia. No entanto, o mapa mostra o desenho do litoral brasileiro desde a foz do Amazonas até Cabo Frio, o que indica com certeza que outros viajantes já haviam explorado as novas terras.

Blog tambem é cultura!!!

2 comentários:

PSTDragon disse...

Oke eles andam ensinando nas escolas para as criancas????

os portugueses saum espertos...
eles ja haviam vindo aki antes
dar uma tracada nas indias... eh...
e para ke ninguem soubesse eles esconderam a descoberta....

kkkkkkkkkkk

Eduardo Haseyama disse...

Caraca..

Oke eles andam ensinando nas escolas para as criancas???? [2]

Essa foi boa..

Sem dúvida a forma é muito igual pra ser coincidencia..

Com certeza, ou o cartógrafo era um sayajin, ou ja haviam vindo antes..
Cabuloso..

Como sempre digo..

História.. ou coisas que estão sendo estudadas.. nunca da pra saber até onde tudo é verdade..